Com base no Brasil, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas na indústria de materiais de construção do mundo, com uma capacidade
instalada de produção de cimento de 54.5 milhões de toneladas por ano e receita de 12,9 bilhões em 2014.
A Votorantim Cimentos possui operações em mais de 12 países nas Américas, Europa, Ásia e África.

Brasil Bem-vindo, você está no site da Votorantim Cimentos no Brasil

 
 
 

COPROCESSAMENTO

Coprocessamento

O coprocessamento é uma tecnologia que consiste na utilização de resíduos industriais e pneus inservíveis como substitutos de combustível e/ou matérias-primas não-renováveis usadas na fabricação do cimento - tais como calcário, argila e minério de ferro - em fábricas de cimento devidamente licenciadas para este fim. Ao mesmo tempo, é uma forma de destinação final de resíduos, eliminando diversos passivos ambientais.

"Coprocessamento: alternativa segura e eficiente para eliminação de resíduos industriais"

Há mais de 20 anos, a Votorantim Cimentos realiza o coprocessamento de resíduos industriais nas suas fábricas de cimento, minimizando os impactos ambientais que esses materiais causam para a natureza. Desde então tem realizado investimentos para aprimorar esta tecnologia e já coprocessou mais de 3 milhões de toneladas de resíduos.

O cimento é produzido em complexos industriais que englobam as seguintes etapas seqüenciais:

O Coprocessamento nas etapas de
produção do cimento
  1. Extração de matérias-primas;
  2. Moagem, mistura e homogeneização;
  3. Clinquerização em fornos rotativos;
  4. Resfriamento de clínquer e
  5. Moagem e ensacamento do cimento.

Exemplos de relação interindustrial na
destinação de resíduos

O coprocessamento permite que sejam utilizados resíduos e pneus inservíveis nas etapas em que é necessária a utilização de matéria-prima e/ou combustível.

A Votorantim Cimentos segue todos os procedimentos e normas internacionais para a prática do coprocessamento. Possui medidas rigorosas de controle e monitoramento ambiental, garantindo respeito ao meio ambiente, saúde e segurança para seus funcionários e para as pessoas que vivem ao redor de suas Unidades.




FAQ

















VOLTAR